Ir al contenido principal

Entrevista com Nuno Antunes (versão portuguesa 🇵🇹 )

Entrevistas Mestres mais40

Voltamos com uma nova entrevista, desta vez temos connosco Nuno Manuel Costa Marques Antunes.
Tem 50 anos, português, natural da cidade do Porto. Conheço o Nuno há muitos anos no Faccebok, mas até ao passado fim-de-semana no Madrid Masters Open não tinha tido oportunidade de o conhecer pessoalmente. 

Por essas coisas que a vida te surpreende, tivemos que lutar no primeiro round do Open. Mas eu o conheci pessoalmente na tarde anterior à competição. Nós dois nos conhecemos em uma loja de equipamentos e acessórios para artes marciais. 
Uma surpresa agradável, que nos deixou muito entusiasmados. No dia seguinte ao nosso encontro, tivemos que competir. 
Tivemos a luta número 5, categoria -80kg, passamos os dois pela área de controle e pudemos conversar um pouco antes de entrarmos juntos na pista. 
O Nuno em todos os momentos foi muito superior a mim em quadra, mas também não precisou se esforçar muito para ter a luta sob controle. 
A experiência dele é muito maior que a minha e isso ficou evidente em quadra, o Nuno venceu a luta com facilidade. Uma luta com muito respeito entre os dois adversários, ambos deixamos bem claro que na segunda-feira teríamos que voltar ao trabalho. 
(Essa é uma das preocupações do competidor master por excelência, eu acho) hahaha!



Boa tarde Nuno, é uma honra para mim poder fazer esta entrevista contigo. Depois de tantos anos nos vendo no Facebook, é muito interessante para mim conhecer vocês um pouco melhor. 

Até porque em Portugal és conhecido por ser o grande divulgador da Modalidade Masters Combat em Portugal, uma vez que estás ligado à estrutura da nova Federação Portugal Taekwondo, na Associação Portugal Taekwondo Norte, a ficha da associação é quem rege a Taekwondo nos 8 Distritos do Norte de Portugal. 

 Você conseguiu introduzir gradativamente a categoria master combat nos seus Campeonatos Regionais e depois nos Campeonatos Nacionais, o que foi uma grande vitória pessoal e empata todos os masters do seu país. 

Há 3 anos que existem masters nos campeonatos oficiais portugueses, nos dois primeiros anos tivemos entre 4 a 6 atletas, neste último Campeonato Nacional em Dezembro de 2023 já estavam a competir 20 atletas master de combate. 
Depois de ter feito a sua apresentação Nuno, Conte-nos sobre suas origens no Taekwondo, qual nível de faixa você possui atualmente? 

-Boa tarde a todos, uma honra para mim também Oscar, poder contribuir também com esse projeto de divulgação da categoria Master.

 -Sou 7º Dan desde 2022, Comecei o Taekwondo em 1987, com o Mestre Jorge Felix que foi o primeiro cinto negro formado no Porto, quem ainda hoje considero um segundo pai, depois ainda antes de chegar ao cinturão negro o Mestre que escolhi seguir, foi o Grão Mestre Paulo Martins.

 Atualmente o maior graduado Português, 8 Dan, com quem ainda hoje aprendo muito, e de quem continuo a receber formação, na linha do treino de competição de combates, quem ainda hoje considero meu Mestre e de quem sempre tentei seguir a linha foi o Mestre Joaquim Peixoto e o excelente trabalho feito pelo Hugo Serrão e Pedro Póvoa enquanto atleta olímpico, amigos e irmãos com os quais cresci e aos quais acompanhei o percurso e passos que deram para chegar aos Jogos Olímpicos.

 Depois se começar a enumerar os Mestres com quem tive formações regulares principalmente nos 13 anos de Acampamento Sonho Olímpico, que me influenciaram e continuam a influenciar, desde já no treino de crianças o Mestre Salvador Allende do México e o meu irmão Mestre Raul Passos com o projeto 101 Jogos Aplicados ao Taekwondo, depois a nível de competição o próprio Juan Lu Martinez Queiruga da Natural Sport, também os enormes Jesus Benito, Gabriel Mercedes e Moustapha Akkouh, foram 13 anos a partilhar experiências e a absorver conhecimento com estes grandes nomes do Taekwondo Mundial e mais alguns.


Impressionante Nuno, você tem tido grandes Mestres e atletas ao seu lado. Atualmente você é professor de Taekwondo? Você tem alguma escola? 

– Sou Mestre do Clube Taekwondo Dragão do Norte, da Cidade do Porto, Clube que fundei em 1997, e sou também atleta de combates Master, também compito em Poomse esporadicamente, mas a minha paixão é o combate, nestes mais de 25 anos desde que comecei a dar aulas, já passaram por mim mais de mil alunos ao longo dos anos e já formei mais de uma centena de Campeões e medalhados Nacionais de Portugal em diversas categorias 

 – Sou competidor Master de Combates desde 2010, altura em que recomecei a competir na Galiza em Espanha desde la durante 12 anos fui o único Português a fazer regularmente o circuito galego de combates na categoria master de combates.
Todos estes anos fiz eu como competidor, além de levar os meus atletas aos Opens da Ribeira, Pontevedra, Vila de Moana, Corunha, também o Open Taekyon das Canárias, a proximidade geográfica ajudou muito, estou a 100 km da Galiza, e a amizade que tenho com a maior parte dos Clubes da Galiza, (fiz quase todos os 13 anos do Acampamento Sonho Olímpico organizado pela Natural Sport, fiz eu e levei meus atletas)

Desde há 5, 6 anos para cá, além de mim tenho conseguido inspirar e levar vários alunos meus, também eles masters a competir no circuito Galego, sempre uns 5 a 6 atletas do meu Clube. 

 -Sou Competidor atual tanto de combates master como poomse sub 60 individual e trio, mas como referi a paixão é pelo combate.


Eu entendo você perfeitamente, o combate é muito envolvente. 
Quantos dias você treina semanalmente Nuno? Por você também ser muito forte para sua idade, foi uma das primeiras coisas que me chamou a atenção quando te conheci, você tem um físico muito bem trabalhado. 

-Obrigado Óscar. Você tem que se cuidar e se manter apesar do seu aniversário Entreino entre 4 a 6 dias semanais conforme a altura da planificação em que esteja normalmente Taekwondo 4 a 6 vezes por semana e musculação, treino de força extra 2 a 3 vezes, faço flexibilidade mal me levanto todos os dias de manhã incluindo sábado e domingo 

Você segue algum tipo de dieta? 

– Sinceramente tento comer limpo, bater as necessidades diárias de proteína, quase não bebo álcool, so de vez em quando um excesso ou outro, claro que gosto de comer uma boa carne, um hamburger etc, mas se exagero num dia compenso no outro… o meu peso de combate é – 80 kg, tento me manter no intervalo entre os 78 kg e nunca exceder os 82 kg. 

Já representou a sua seleção regional ou portuguesa? 

– Sinceramente, nunca representei como atleta, como Treinador sim, já levei vários atletas à Seleção Nacional, e é uma sensação espetacular de teres feito bem o teu trabalho como Mestre/Treinador. 
A minha carreira como atleta foi um pouco atípica, sempre fui um atleta mediano a bom, na minha juventude, mas dediquei me a dar aulas muito jovem ainda, daí sentir sempre que podia ter dado algo mais como competidor, e julgo que é desse sentimento de que faltava alguma coisa, que surge esta paixão por ir ao tatami competir em masters. 

Senti-me já várias vezes em Masters ao ser o único Português em vários torneios, um orgulho em estar a representar o meu País, mas nunca foi oficial, mas o futuro o dirá, se Deus quiser ainda tenho muito para dar, ainda agora no nosso recente Open Master de Madrid organizado de forma irrepreensível pelo nosso Edu Lozano, com competidores de 13 Países, chegar à final e perder renhidamente com o representante Colombiano, e depois até ter a consciência que na nossa categoria acabei por ser o melhor Europeu é uma sensação sem igual. 

Eu entendo esse sentimento. Tenho certeza que esta oportunidade de representar oficialmente o seu país chegará mais cedo ou mais tarde...Mas virá porque você merece.

–O meu palmarés como atleta, tenho várias medalhas Nacionais e Regionais de poomse e combate, mas o ponto alto foi sem Dúvida na Época anterior a esta em que fui na mesma Época Desportiva de 2022/2023 Campeão Nacional Master de combates e também Campeão Nacional de Poomse na vertente de Trio +30, 

Ser Campeão Nacional já é algo difícil de atingir, então aos 50 anos ser Campeão de Portugal nas duas vertentes foi um sonho atingido, além de ter sido Campeão Regional nas duas vertentes, não vivo do passado, já ganhei mais de duas dezenas de Opens em Espanha na última década, mas olho sim para o presente e futuro, agora aos 50 anos, esta medalha de prata neste Open Masters de Madrid, tanto pela quantidade de Países presentes, como pelo Nível alto dos competidores presentes, foi para mim dos mais importantes, é um novo degrau que subi e um novo nível mais alto em que almejo estar como competidor master.


Ótimo, parabéns mais uma vez Nuno. E muito feliz por fazer parte dessa etapa que te restaura o entusiasmo e te motiva. 
Vamos entrar na esfera mais pessoal. O que você faz profissionalmente? Quantas horas você trabalha por dia? 

-Eu não sou profissional de Taekwondo, eu trabalho como oficial de justiça, sou funcionário do Tribunal, mas como costumo dizer, nós Mestres/Treinadores de Taekwondo que não somos profissionais disto, somos os amadores mais profissionais que existem, e somos além disso muitas vezes, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, preparadores físicos, conselheiros matrimoniais, e segundos pais dos nossos atletas. 

Claro que sim, temos que fazer de tudo um pouco. Mas fazemos isso com muita dedicação e gratidão por isso. Você é casado? Você tem filhos?

–Sou casado com uma linda mulher que é uma companheira de todas as horas, e tenho dois filhos, um rapaz de 23 anos, também ele 3º Dan de Taekwondo, e que também já foi Campeão de Portugal quando competia, neste momento esta afastado do Taekwondo e a acabar o mestrado em Educação física mas na área da reabilitação, além de trabalhar em part time,e também uma linda menina de 10 anos, além dos filhotes de casamento anterior da minha mulher que para mim também são meus 

Com trabalho, família, aulas... Como você organiza seu dia a dia para poder treinar? 

-o meu dia típico é levantar-me as 7h da manhã ir trabalhar para o Tribunal das 9h as 17h, e depois sair e das 17h30 às 19h30 treino e dou treino, sempre de segunda feira a quinta feira, depois tenho treinos extra, ou competições ou estágios, à sexta as vezes ao sábado ou domingo, quando não tenho nenhuma dessas atividades, uso sexta, sábado e domingo para recuperar bem, que é algo que devemos prestar atenção na nossa idade.


Você tem alguma lesão grave ou incapacidade de praticar esportes? Isso é um problema para você? 

– Graças a Deus, se estou hoje a treinar aos 50 anos, com esta saúde, consistência e resiliência foi porque tive a sorte de nunca ter tido nenhuma lesão grave, como disse anteriormente faço muito treino de força complementar, além de treinos de mobilidade articular e flexibilidade que aprendi ao tirar outras formações como o curso de Instrutor de crosstraining.

Você pode ver todo aquele treino só de olhar para o seu físico, e aí você se movimenta muito ágil na quadra e bate com muita força, posso atestar isso hahaha. O que o Taekwondo significa para você? A nível pessoal Nuno. 

– Uiii, só a resposta a esta pergunta daria uma entrevista inteira…. O Taekwondo para mim é muito mais do que apenas uma atividade que pratico, como costumo dizer SOU Taekwondo desde 1987, é uma forma de vida, nós os Taekwondocas e artistas marciais em geral, regemos-nos por um código de honra e ética, uns princípios e valores que o Taekwondo nos ensina e que transportamos para toda a nossa vida, nestes tempos que correm pode se dizer que nós somos as pessoas anormais… mas ainda bem que o somos…. 

Desde jovem sempre fui aquele entre os meus amigos que numa festa so bebia refrigerante, que faltava a algumas noites porque no dia a seguir tinha treino cedo ou alguma competição, que muitas vezes não abusava dos doces e da pizza, etc, porque ía ter pesagem, e ainda hoje sou assim, mas também sou aquele e outros como eu, que vai jogar futebol com os amigos e corre mais que todos, que tem resistência acima da média, que com 50 anos ainda aparento menos idade que tenho e que sobretudo a nível mental, não sabe desistir, seja a nível desportivo, profissional ou pessoal, somos resilientes, consistentes, disciplinados….. e que previlégio é para mim poder passar esta forma de ser e de estar a outros, aos meus alunos.
 Além disso costumo dizer que somos uma tribo global, que o melhor que o Taekwondo me deu nestes 37 anos de prática constante foi os amigos, Portugueses, Espanhois como tu próprio querido Oscar, e de todo o Mundo. Ao dar aulas, tento retribuir ao Taekwondo tudo o que ele me deu, e que os meus alunos também desfrutem como eu desfrutei estes anos todos, mas sei que o Taekwondo já me deu tanto que será quase impossível igualar.


Que bela maneira de ver o Taekwondo. Parabéns por manter esses valores durante todos esses anos amigo. Bom, é isso, quer acrescentar mais alguma coisa antes de terminar? 

– Apenas agradecer-te a ti Oscar, todo o teu trabalho na divulgação da cultura master de Taekwondo com este teu “Taekwondo mas 40”, agradecer ao Eduardo Lozano Moreno, toda a sua iniciativa, tento em Portugal de alguma forma “copiar” no bom sentido o trabalho que ele faz em Espanha a valorizar os Masters. 

-Deixo uma reflexão atual que já partilhei com a Federação Portugal Taekwondo, a esperança de vida da Humanidade tem aumentado muito, e temos condições com o devido cuidado,para chegar a uma idade avançada em excelentes condições físicas, cada vez há mais pessoas nos 40, 50 e 60 anos, em excelente forma física, o atleta Master não é só um novo mercado, o Atleta Master não é passado, é cada vez mais o presente e o futuro. Por último deixar aqui um abraço, já que a entrevista é para um Blog Espanhol e o tema é o Taekwondo Master, espero não me esquecer de ninguém Primeiro aos meus alunos masters de combate Ricardo Rêgo, Fernando Castro, Vasco Andrade, Nelson Rocha, Nuno Maia, Ricardo Teixeira, Bruno Miguel Teixeira, Sérgio Ribeiro, Sérgio Silva, Fernando Pinto, Marco Costa, Vasco Faia, Liana Delia. Depois aos meus adversários masters de combates espanhois, com quem partilhei o tatami e tornaram-se amigos para a vida: Jacobo Rios, Miguel Angel Curtegoso, Miguel Santiago Ruiz, Cristobal Boudejnane Nunez, Oscar Campos Velasco, Jose Angel Pablo Alonso, Martin Baygorria, Angel Braojos, Luis Medrano Fernandez, Jesus Couso Carrera, Juan Ramon Benitez Punal, Ivan Figueroa Lopez, Alvaro Viqueira Perea, Jorge Chacon, Mikel Arrondo, e un abraço muito especial para ti Oscar Pavon Gimenez, e outro igualmente especial para o nosso Edu Lozano Moreno… 

- Isto dos Masters de combate ainda está so a começar !!!!


Obrigado Nuno, por esta fantástica entrevista, pelo seu trabalho também na divulgação do Mestre de Taekwondo em Portugal e sobretudo pela sua amizade. 
É isso que torna a nossa categoria grande, sabemos vivê-la de uma forma diferente. Espero ajudá-lo na sua divulgação da categoria Master em Portugal e estaremos à sua espera para organizar o seu Open Master, para lhe dar todo o nosso apoio. 

Óscar Pavón Giménez 
Taekwondo más40
 O blog

Comentarios

  1. Gran persona y muy buen competidor ! siempre alegre, siempre con una sonrisa ! queremos gente así en nuestro circuito master... ojalá podamos seguir creciendo juntos y disfrutando de cada evento con un gran equipo que traigas de Portugal ...y sigamos disfrutando de nuestra pasión!!un fuerte abrazo amigo pronto nos veremos !

    ResponderEliminar

Publicar un comentario

Entradas populares de este blog

TAEGUK JAN : NOMBRES Y SIGNIFICADO EN COREA 🇰🇷

Los taeguk són de gran importancia en el taekwondo y a su vez en la milenaria cultura coreana. En ellos se representa los elementos que són pilares de la filosofia y valores de este país. Por ese motivo lo trasladaron alTaekwondo para poner en práctica esos valores. Los Taeguk se representan en Tigramas. Són una combinación de líneas cortadas y líneas enteras que en si representan el Yin y el Yan según la cultura China.  En coreano se denominan Tae y guk!  De ahí el nombre al los poomsaes: TAEGUK IL JANG.  1° POOMSAE TAEGUK I JANG.     2° POOMSAE TAEGUK SAM JANG.  3° POOMSAE TAEGUK SA JANG.  4° POOMSAE TAEGUK  OH JANG. 5° POOMSAE TAEGUK  YOUK JANG.  6° POOMSAE TAEGUK CHIL JANG.  7° POOMSAE TAEGUK PAL JANG.  8° POOMSAE Estos són los Taeguk de práctica obligatoria hasta primer Dan.  Cada poomsae está asociado a un grado de cinturón que el practicante deberá ejecutar para poder obtener el nivel aspirado. ...

3° Congreso de Maestros RFET 🇪🇸

📌3° Congreso de Maestros de Taekwondo realizado por la Real Federación Española de Taekwondo en el pabellón del Consejo Superior de Deportes en Madrid, los días 5, 6 y 7 de septiembre 🗓️🇪🇸 📝🇰🇷 Durante los días de jueves a viernes se llevó a cabo la homologación de grados españoles a grados Kukkiwon, para maestros que no tuvieran los danes anteriores de Kukkiwon.  Anteriormente se podían solicitar hasta el tercer Dan mediante la federación territorial, esperando el tiempo correspondiente entre grados de Dan.  Actualmente este será el nuevo medio para poder homologar proporcionalmente al Dan de la RFET, mediante el correspondiente examen realizado por Kukkiwon.  Un gran avance, ya que antes debias desplazarte a Corea para ello.✈️ 💻🛜 Dentro del marco del congreso, también se ha realizado una ponencia sobre redes sociales y comunicación destinada a los clubes de manos de MB comunicación ➡️🥋🤜 Dentro de la misma infraestructura ...

Entrevista a Sara Lozano

Entrevistas Máster  Taekwondo más 40 Vamos a por la quinta entrevista de la segunda edición de las entrevistas a los Máster.  Hoy tenemos con nosotros a Sara Lozano, de 37 años. Reside en Gijón, Asturias y junto a su pareja dirige el club Ketan.  Yo me atrevo a definirla como toda una super woman, con todos sus adjetivos y cualidades : Fuerte, valiente, tenaz a la vez que es una mujer inspiradora,entusiasta, positiva y cordial.  En redes hace bastante tiempo que la sigo, tanto a ella como a su pareja Jonathan, el cual espero que también lo tengamos por aquí. En alguna ocasión coincidimos en alguna competición, pero no habíamos podido entablar conversación más allá de un saludo. Ahora he tenido la oportunidad de charlar con ella por teléfono y compartir audios de whatsapp para poder organizar todo el tema de la entrevista, y he podido ser consciente de la energía que transmite hablando. Pero mejor dejemos que sea ella misma quien nos cuente.  Buenas ta...